Essência Feminina
- Faby Gino
- 19 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Essência ou natureza de um ser é aquilo que faz com que este ser seja o que é, apesar das particularidades e das propriedades eventuais e/ou acidentais.
“Essência feminina” são as características constantes e gerais que vão muito além dos traços superficiais e passageiros, ou seja é o conjunto de tudo o que é inato, oposto do que é “adquirido”, ou cultural (ou imposto pela sociedade)."
O FEMININO é uma polaridade do ser, sendo assim tanto as mulheres quanto os homens possuem em si as energias do feminino (assim como do masculino), já a FEMINILIDADE significa trazer à tona as qualidades do feminino que são inerentes à mulher, quais sejam: Introspecção, intuição, sensualidade, doçura, ‘passividade’- (Qualidade de Passiva, do Latim PASSIVUS, “capaz de sentir ou sofrer”, de PASS-, da raiz de PATI, “sofrer, aguentar, sentir”. O sentido de “não ativo” surgiu por volta do século XV).
Um exemplo que adoro citar, por considerar que facilita o entendimento é o do triângulo:
"Um triângulo pode ser isósceles, retângulo ou equilátero, mas terá sempre três lados e três ângulos e isso é o que o define como triângulo, ou seja, essa é a sua essência".
O fato deste triângulo ser isósceles, retângulo ou equilátero não o torna um triângulo melhor ou pior, nem faz com que deixe de ser um triângulo (não desfaz a sua essência)...
Da mesma forma a essência do feminino corresponde à sua possibilidade e não à sua realidade singular e manifestada, reafirmando o fato de que não existe uma forma exata de ser mulher e sim uma forma que melhor convém a cada mulher ser...
Ocorre que, na atualidade, nós próprias não entendemos nosso lugar como mulheres e acabamos buscando respostas em toda parte, exceto dentro de nós mesmas, onde elas realmente estão, o que nos leva a negar essa essência do feminino confundindo-a com submissão, fraqueza, fragilidade ou negamos o valor fundamental que reside por trás da feminilidade da mulher entendendo-o como sendo representações baseadas meramente no sexo e seus atrativos e acabamos, por desconhecimento de nossa própria essência, adiando em nós mesmas nossa realização de MULHER como mulher, como mãe, como fêmea....como Ser!
Fabiana Gino!
Comments